Pensando o videodança - setembro de 2009

Simpatia Full Time está sendo realizado como pesquisa de linguagem de dança (Edital Fundo Municipal de Cultura / Curitiba – 2008/2009) e produção de espetáculo (Prêmio Funarte Klauss Vianna – 2008/2009), que também é pensado para expressar-se através de outras mídias. Cada desdobramento do conceito “Simpatia Full Time” intensifica questões especificas, exploradas com um olhar exclusivo, que possibilita enfatizar diferentes características, e torna cada uma dessas dobras parte essencial na materialização da idéia.

O videodança permite que as artistas vivenciem o padrão midiático (canais de expressão da cultura pop e de massa) e reconheceçam identidades prêt-à-porter; assim como questionem-se e transformem-se ao manipular sua própria imagem.

Parte das identidades relativas ao gênero – em especial, a(s) identidade(s) feminina(s) – são cada vez mais definidas a partir de identidades construídas e vendidas por um mercado multimidiático. Nosso objetivo é pesquisar e re-elaborar – a partir e através da criação de imagens – os caminhos pelos quais o gênero é constantemente fixado. Segundo a pesquisadora Judith Butler, o gênero é uma identidade constituída no tempo, instituído num espaço externo por meio de uma repetição estilizada de atos. O resultado desse processo é a criação de um efeito de substância que legitima a manutenção das estruturas vigentes de poder. Trabalharemos através da imagem, as identidades como o próprio efeito de substância do gênero, ironizando a pretensa originalidade de qualquer modelo.
















Ilustrações de José Aguiar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

  ©Template by [ Ferramentas Blog ].

Voltar ao TOPO